segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Comentário Devocional sobre o Livro de Eclesiastes (11.7-8)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 11.7-8

7 Doce é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.
8 Se, pois, o homem viver muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, lembre-se dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.


Retomamos nosso comentário devocional de Eclesiastes depois de 1 mês com mensagens repetidas que foram enviadas pelo Compartilhando Na Web entre os anos de 2006 e 2009, quando nas sextas-feiras as mensagens normalmente eram ilustrações!

Mais uma vez é importante fazer a observação: o autor de Eclesiastes "conversa" com pessoas que acreditam que "tudo acaba aqui". Em alguns momentos, o autor fala, claro, da eternidade com o Senhor, pois essa é sua fé e esperança. Mas na maior parte do tempo, o autor "conversa" com quem não acredita nisso, registrando que se tudo se resume ao que vivemos nestes dias, "não há nada de novo debaixo do sol" e "tudo é vaidade".

Com isso na lembrança, neste momento o autor fala exatamente sobre a vida. quando cita que é doce a luz, que é agradável aos olhos ver o sol. É claro que ele não está dizendo "literalmente", afinal, uma luz muito forte pode até nos impedir de ver! Mas o autor fala sobre a vida mesmo, e faz o "contra-ponto" no versículo seguinte, falando para se regozijar em viver, pois, se tudo acaba aqui, os dias de trevas serão muitos. E mais uma vez fala que tudo o que se passa, pensando apenas nos dias que vivemos por aqui, é vaidade.

Também é possível pensar apenas nos dias em que se vive: os dias de luz, aqueles mais alegres e festivos, e as trevas como os dias da dificuldade, que se apresentam para todas as pessoas, em maior ou menor quantidade. Se isso acontece para todos, e a esperança se resume aos dias que vivemos por aqui, tudo é vaidade, cada momento alegre "não serve" para "esconder" cada momento triste, pois o caminho de todos é um só: o sepulcro!


Dessa forma, a filosofia que tira a eternidade com o Senhor passa a se mostrar como muito fatalista e define uma falta de sentido para tudo. Nossa esperança na eternidade com o Senhor nos dá mais alegria para os dias festivos e nos fortalece para os dias de dificuldades, aguardando para além das vaidades do que há debaixo do sol!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário