segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (Eclesiastes 8.10-17)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 8.10-17

10 Vi também os ímpios sepultados, os que antes entravam e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade onde haviam assim procedido; também isso é vaidade.
11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal.
12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele;
13 ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.
14 Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Eu disse que também isso é vaidade.
15 Exalto, pois, a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
16 Quando apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que se faz sobre a terra (pois homens há que nem de dia nem de noite conseguem dar sono aos seus olhos),
17 então, contemplei toda obra de Deus, e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; pois por mais que o homem trabalhe para a descobrir, não a achará; embora o sábio queira conhecê-la, nem por isso a poderá compreender.

O escritor de Eclesiastes já concluiu que tudo é vaidade. Que não há nada novo debaixo do sol. Que se for para seguir com a vida apenas acreditando no que temos "debaixo do sol", ainda que seja bom, é vaidade... ainda que se tenha vantagem, é vaidade... ainda que pareça que fazer o errado e ser ímpio traga algum valor, é vaidade... Definitivamente, tudo é vaidade.

Se tudo acaba "debaixo do sol", não há nada para "salvar" da vaidade. Ímpios perecem, justos perecem, todos encontram a morte, pessoas bosas e ruins enfrentam dificuldades ou tempos abastados... Então, se tudo acaba "debaixo do sol", não há nenhum proveito!

O verdadeiro proveito está no "além do debaixo do sol". Temer ao Senhor, buscar Sua vontade, clamar por Sua intervenção... Confiar no Senhor e, ainda que pareça que o ímpio tem alguma vantagem, seguir fugindo desse caminho, buscando a vontade do Senhor.

De tudo o que temos nesta vida, pensando apenas no "debaixo do sol", a melhor parte é comer, se alegrar, compartilhar... E fazer isso buscando a vontade do Senhor, sem os exageros de ímpios, para que se desfrute da alegria que se pode ter "debaixo do sol" e ainda possa manter a esperança no que vem depois, na eternidade com o Senhor!


Ainda que se acredite que só há o que temos "debaixo do sol", as explicações para "não ter Deus" carecem de mais fé do que acreditar na existência de Deus. As pessoas poderiam questionar a forma como a religião revela Deus e quem sabe pudesse haver erros nessa revelação, mas nunca se poderia questionar a existência de Alguém que, mesmo numa explosão, acionou o gatilho para que ela acontecesse... Para acreditar que não há nada regendo o universo e que se veio de um nada e sem nenhuma ordem tudo se formou e estabeleceu, se faz necessária uma fé ainda maior que a de quem confia no Senhor! Toda a sabedoria humana pode ser usada e ainda assim, não será possível compreender a obra do Criador se houver insistência em negar Sua existência... algo ficará sem resposta... Faltará Deus!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário