quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus - O Livro

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

O objetivo de Mateus é evidente na estrutura deste livro, que agrupa os ensinamentos e atos de Jesus em cinco partes. Este tipo de estrutura, comum ao judaísmo, pode revelar o objetivo de Mateus em mostrar Jesus como o "cumprimento da lei". Cada divisão termina com uma fórmula como: “Concluindo Jesus estes discursos...” (7.28; 11.1; 13.53; 19.1; 26.1).

No prólogo (1.1 - 2.23), Mateus mostra que Jesus é o Messias ao relacioná-lo às promessas feitas a Abraão e Davi. O nascimento de Jesus salienta o tema do cumprimento da profecia, retrata a realeza de Jesus e sublinha a importância Dele para os gentios.

A primeira parte (caps. 3 - 7) contém o Sermão da Montanha, no qual Jesus descreve como as pessoas devem viver no Reino de Deus.

A segunda parte (8.1 - 11.1) reproduz as instruções de Jesus a seus discípulos quando Ele os enviou para a viagem missionária.

A terceira parte (11.2 - 13.52) registra várias controvérsias nas quais Jesus estava envolvido e sete parábolas descrevendo algum aspecto do Reino dos Céus, em conexão com a resposta humana necessária.

A quarta parte (13.53 - 18.35), no principal discurso, Jesus aborda a conduta dos crentes dentro da sociedade cristã (cap. 18).

A quinta parte (19.1 - 25.46) narra a viagem final de Jesus até Jerusalém e revela seu conflito com o judaísmo. Nos caps. 24 - 25 encontramos os ensinamentos de Jesus relacionados às últimas coisas. O restante do Livro (26.1 - 28.20) detalha acontecimentos e ensinamentos relacionadoscom a crucifixão, ressurreição e comissão do Senhor.

A não ser no início e no final do Evangelho, a disposição de Mateus não é cronológica e seu Evangelho não é estritamente biográfico. Notamos que foi uma escrita planejada para mostrar que o Judaísmo encontra o cumprimento de suas esperanças em Jesus.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário