segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Comentário Devocional do Livro de Esdras (1.1-11)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Esdras 1.1-11

O povo foi levado ao exílio, o Templo foi destruído, havia muito o que corrigir tanto na cidade natal como na vida de cada pessoa, tanto pensando em pecados e arrependimentos, como em emoções. Mesmo assim, o Senhor usou o profeta Jeremias para declarar a volta para casa! Afinal, o tempo do Exílio não era para durar a eternidade. Era para o Senhor tratar com o povo, chamar cada um à obediência, mostrar Sua bondade mesmo no meio da dificuldade, e mostrar também Sua misericórdia, afinal, com erros o povo poderia ser apenas punido, mas o Senhor queria cuidar desse povo e abençoá-lo. Por isso, o tempo do exílio foi tempo de tratamento.

O exílio foi inevitável. Muitas vezes passamos por dificuldades para que o Senhor nos mostre o melhor caminho. No caso do povo hebreu, houve um erro, deixar a vontade do Senhor, deixar de obedecer. Mas, muitas vezes, nem mesmo há erros a serem corrigidos! Apenas o Senhor quer nos mostrar o melhor. Por isso, devemos estar submissos à vontade do Senhor. Afinal, quando erramos, até vemos motivos para passar por determinadas dificuldades, nos "conformamos" diante do quadro. Mas quando não há erro, precisamos entender o propósito do Senhor para que possamos sempre experimentar o melhor, quer nos bons momentos, quer nos maus momentos.

O texto de hoje fala sobre a volta pra casa. Talvez alguns acreditassem no que dissera Jeremias. Outros, talvez achassem um absurdo. Mas a incredulidade do ser humano não altera o propósito do Senhor. Se havia quem foi tratado e que seguiria Sua vontade, o Senhor iria trazer o povo de volta pra casa.

Pode passar muito tempo. Mas, se deixarmos o Senhor agir, veremos sempre o melhor. Afinal, para o Senhor o que existe é a eternidade. Ele criou o tempo e não está limitado a ele. Para nós, pode passar muito tempo. Mas para o Senhor, isso não existe. Por isso, ainda que pareça demorado, o Senhor fará na melhor hora, pode ter certeza! Nenhum dos planos do Senhor pode ser frustrado, independente de nossa capacidade de "atrapalhar". Chegará o momento em que o Senhor fará cumprir Sua vontade. Assim, o melhor é deixar Ele agir e mostrar o melhor caminho para estarmos no centro dessa Vontade e não indo contra ela. Nos poupará chateações por seguirmos por caminhos errados...

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor


Nenhum comentário:

Postar um comentário