quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (2.1-12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 2.1-12

Jesus nasceu em Belém, ao sul de Jerusalém, nos dias do rei Herodes.

A história registra que Herodes, o Grande, era reconhecido por sua crueldade e paranoia. Talvez a ideia de um futuro rei nascer no território dele teria deixado esse rei apavorado. Mas ele concede a ajuda aos magos que vieram do oriente e trouxeram essa notícia.

O texto não nos revela quantos eram os magos. A dedução do número de 3 se dá por conta da quantidade de presentes ofertados (ouro, incenso e mirra). Ainda há uma tradição que nomeia os magos e que relata um possível quarto mago, que se perdeu  e demorou a encontrar Jesus (há inclusive filme que conta essa história). Mas tudo faz parte da tradição. O texto Bíblico não nos revela tais detalhes.

Depois dos sacerdotes e escribas ajudarem os magos, Herodes pede que os mesmos, depois que encontrarem o menino referido na profecia que eles buscavam, voltem e contem onde encontrar. Dá uma desculpa de quem pretende adorar também. Mas os magos fazem outro caminho por orientação Divina. Para que Herodes esperasse mais tempo e, nesse tempo, fosse possível preparar a fuga do menino antes que Herodes pudesse tentar agir para matá-lo!

Os sacerdotes e escribas ajudaram os magos citando a profecia de Miqueias 5:2 sobre o nascimento do Messias! Tal profecia citada foi feita aproximadamente 700 anos antes do nascimento de Jesus.

Vemos nesse texto o cumprimento da Profecia e o cuidado do Senhor. Mateus tem essa preocupação neste momento do seu texto: mostrar Jesus como o cumprimento da profecia!

Sigamos crendo no que o Senhor revela e confiando em Seu cuidado!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário