quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Comentário Devocional do Evangelho de Mateus (2.19-23)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Leia Mateus 2.19-23

Vemos no texto a confirmação do Senhor através de um sonho, onde um anjo aparece para José e recomenda que voltem, pois quem tentava matar o menino já estava morto. Muitos pensam que esse tempo teria sido até mesmo da infância toda de Jesus e que a volta se deu no início da adolescência. Mas a morte de Herodes acontece em 4 a.C. pelo nosso calendário! Sabemos que as datas foram definidas de forma aproximada muito tempo depois e sem "registros de nascimento em cartório", pois não tinha isso naqueles dias, e não necessariamente temos o "ano 0" como o nascimento de Jesus...

Dessa forma, parece mais coerente com o texto Bíblico que Jesus tenha passado ainda boa parte da infância já em Nazaré. Como Arquelau, filho de Herodes, reinava na Judeia, José temeu em voltar do Egito para a Judeia. Mateus não apresenta uma relação direta da família de Jesus com Nazaré, mas Lucas nos faz pensar que havia (Lucas 2.39), falando até mesmo do crescimento de Jesus em Nazaré!

A confirmação dos profetas dessa parte do texto não encontra uma recomendação direta em um profeta apenas. Alguns citam Isaías 11.1, mas parece que o autor de Mateus não está preocupado com uma profecia específica nesse caso, mas está levando em conta o fato do Messias ser desprezado. João 1.46 nos mostra claramente que era algo pejorativo naqueles dias falar em "vir de Nazaré". Assim, parece ser mais uma alusão ao fato do Messias ser desprezado, algo apresentado por vários profetas, em vez de uma citação específica.

Os planos do Senhor não podem ser frustrados! Ainda era tempo de Jesus crescer. Assim, vão para o Egito e depois, para Nazaré, para que o plano do Senhor seguisse seu caminho. Parece que houve apenas facilidades ao aceitar fazer a vontade do Senhor? Está claro que houve dificuldades mesmo nesse cumprimento. Mas a certeza do cuidado do Senhor ao obedecer Sua vontade é melhor ainda que aja dificuldades do que facilidades longe do Senhor, pois as facilidades longe do Senhor são aparentes e as dificuldades perto do Senhor são superadas!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário