segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (Eclesiastes 8.1-9)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 8.1-9

1 Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto e com ela a dureza do seu rosto se transforma.
2 Eu digo: Observa o mandamento do rei por causa do teu juramento a Deus.
3 Não te apresses a sair da presença dele; nem persistas em alguma coisa má; porque ele faz tudo o que lhe agrada.
4 Porque a palavra do rei é suprema; e quem lhe dirá: que fazes?
5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
6 Porque para todo propósito há tempo e juízo; porquanto, a miséria do homem pesa sobre ele.
7 Porque não sabe o que há de suceder; pois quem lho dará a entender como há de ser?
8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem que tenha poder sobre o dia da morte; nem há licença em tempo de guerra; nem tampouco a impiedade livrará aquele que a ela está entregue.
9 Tudo isto tenho observado enquanto aplicava o meu coração a toda obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem para o seu próprio dano.

A busca pela sabedoria humana acaba numa encruzilhada, como comentamos na mensagem da semana passada (18/01/2016). E essa encruzilhada continua! A sabedoria meramente humana, sem pensar em coisas espirituais, entendendo que tudo acaba "debaixo do sol" pode permitir ao homem ter o seu rosto brilhando (uma alusão ao rosto de Moisés depois de estar na presença do Senhor - quer dizer, algo bom) ou pode ter o seu rosto transformado (quer dizer, ter algo ruim).

Obedecer ao rei é necessário para quem segue a vontade do Senhor. Pela vontade do Senhor o líder é levantado ou abatido! Isso não deve ser confundido com obediência cega, mesmo em coisas completamente erradas! Sempre que houver mentira, morte ou tentativa de tomar o lugar de Deus é preciso que tomemos com exemplo, citando alguns conhecidos personagens Bíblicos, Sadraque, Mesaque e Abednego, ou ainda, no mesmo livro dos exemplos anteriores e que leva o nome deste que cito agora: Daniel. Sem morte, mentira ou tentativa de tomar o lugar de Deus, precisamos seguir obedientes ao rei, a cada autoridade que nos permite o Senhor. E mesmo com morte, mentira ou tentativa de tomar o lugar de Deus, mesmo que em situações assim possamos desobedecer (na verdade, devamos), isso não anula a necessidade de continuar orando pela autoridade, mesmo que ela se levante contra nossa vida! Enquanto tivermos fôlego, ainda intercedemos pela autoridade, mesmo que seja em tempo de confronto. Se o Senhor nos livrar, esse será o testemunho e algo poderá mudar! E se o Senhor não nos livrar, esse será também o testemunho, pois se estamos prontos e dispostos até a passar por perseguição e morte por seguir a vontade do Senhor, algo precisa ser avaliado desse nosso testemunho!

Os seres humanos podem "dominar" sobre outros, para encaminha para o caminho certo, como para causar danos, quer para o dominado ou até mesmo para aquele que domina! Pensando no tempo de uma guerra, é claro que entendemos que o líder político e armado pode nos dominar e encaminhar para a guerra, quer para o benefício e vitória ou até mesmo para a morte. Mas não há como dominar o espírito! Não se sabe qual será o dia da morte, a hora ou até como acontecerá. Muitos cuidam bem da saúde e morrem com problemas de quem não se cuida e outros não se cuidam bem e ainda assim, vivem mais tempo, até sem sentir efeitos do seu modo errado de cuidar da saúde. Só o Senhor sabe como se darão essas coisas.


Que possamos buscar a sabedoria para além da condição humana e tenhamos a sabedoria do alto, do Senhor. Que saibamos respeitar autoridades, mas não acima da própria vontade do Senhor (normalmente, quando envolve mentira, morte ou tentativa de ser mais que Deus), e mesmo assim, mesmo em momentos adversos com relação a quem exerce autoridade, ainda que denunciando e demonstrando nossa contrariedade, que possamos manter nossa busca em oração, na esperança que o Senhor mude a história. E que tomemos cuidado com a forma como agimos quando em posição de autoridade, se a nós for dada essa responsabilidade, para que possamos cuidar adequadamente da vida de quem lideramos, sempre conscientes que ainda que dominemos sobre o corpo, o espírito não pode ser dominado!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário