Graça, Paz e Alegria!
Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.
Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres, farei - Rute 3.5
Rute não deixou sua sogra quando podia. Afinal, ela não teria um "futuro" apenas com a sogra. Poderia querer "começar de novo". É fato que naqueles dias não era fácil. Se hoje em dia ainda há complicações, imagina no passado...
Mas ela poderia sim ter tentado algo diferente! A outra nora fez isso. Não seguiu com Noemi, quando esta insistiu para que as duas não a acompanhassem. Logo, alguma coisa poderia ser tentada de forma diferente. Se ia dar certo, é outra história!
Agora, para Rute, ir com Noemi poderia ser ainda mais complicado! Afinal, ela resolve deixar sua terra e ir rumo ao completo desconhecido. Quem sabe no meio das pessoas que conhecia, de outros parentes, sei lá, ela não poderia conseguir algo. Mas aí teria que ser ficado! E ela resolveu ir. Deixou sua terra e foi rumo ao completo desconhecido sem nenhuma garantia de que teria algum resultado.
Com essa disposição, ela entende que deve obedecer as orientações de Noemi. Afinal, a terra que elas estavam agora era a terra dela. De conhecidos antigos, de familiares, pessoas que, ao menos, ouviram falar dela. Noemi poderia dar as dicas de uma melhor ação nesse lugar! Mas no passado, Noemi deixou esse lugar. Quem sabe como ela poderia ser vista por aqueles que ficaram e lutaram no meio das dificuldades que ela e sua família deixaram na tentativa de ter algo melhor. No fim, não foi bem assim, mas essa disposição também poderia gerar complicações para as duas.
Rute prefere seguir obedecendo Noemi. O texto que nos motiva mostra isso. E a sequência do texto revela que, mais que palavras, Rute fez exatamente o que Noemi orientou! E o resultado nós conhecemos: o filho de Rute, uma moabita, com Boaz, vai ser Obede, que foi pai de Jessé e avô do Rei Davi!
Seguindo o exemplo de Rute, precisamos nos apresentar com a mesma disposição diante do Senhor. Em Jesus são alcançados todos os povos, a salvação alcança a todos. Ainda que possamos pensar em outras alternativas, devemos nos entregar completamente para a realização da vontade do Senhor. Tudo o que Ele quiser, devemos sim fazer!
Dessa forma, poderemos experimentar a paz que fica acima de qualquer possibilidade de entendimento humano. Ainda que enfrentemos dificuldades, ainda que haja choro em nossos olhos, mesmo assim saberemos da capacidade do Senhor, da grandiosidade do amor que nos alcança. E mesmo no meio da angústia, poderemos desfrutar dessa paz. Não devemos esperar a ausência de problemas. Pode até ser assim, claro! Mas, quer com ou sem problemas, o cuidado do Senhor seguirá nos acalmando e orientado. Basta que nossa disposição seja de "tudo quanto me disseres, farei"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário