terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Profecia ou Profetada?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Respondeu Natã ao rei: Vai e faze tudo quanto está no teu coração, porque o Senhor é contigo - 2 Samuel 7.3.

Davi queria fazer uma Casa para o Senhor! Um templo. Um local para abrigar a Arca, para ser símbolo do sagrado. E facilitar a reunião das pessoas quando houvesse atividade religiosa.

Natã rapidamente responde o que está no versículo que motiva nossa mensagem de hoje. Natã diz que Davi podia fazer o que queria, pois o Senhor era com ele.

O Senhor de fato era com Davi! O escolheu, cuidou dele para que chegasse o dia de ser rei, no meio das batalhas e da perseguição de Saul.

Mas se lermos o texto desde o primeiro versículo até o 17, vamos ver que o Senhor falou com Natã que, mesmo sendo com Davi, Ele não estava satisfeito com aquela decisão de Davi e muito menos com a "profetada" de Natã. Alertou que não era pra fazer assim coisa nenhuma. Que até aceitaria que uma Casa fosse feita ao Senhor, mas não do jeito nem na hora que Davi queria! E Davi nem faria! Seria seu sucessor!

Até o final do capítulo, vemos Davi agradecendo ao Senhor, mesmo não tendo o seu desejo confirmado.

Quantas vezes, em nome de dar uma palavra de alento, incentivo, motivação, muitos não agiram como Natã nesse caso e disseram algo que poderia sim ser verdadeiro, mas não era necessariamente a forma como o Senhor entendia que deveria acontecer. Muito poucos talvez tenham tido a capacidade de Natã de voltar e dizer: "Não é bem assim". Talvez nem ouviram o Senhor dizendo que era pra mudar o que fora dito e quando a vontade do Senhor se apresentou e era diferente do que foi motivado, ainda tentaram, como amigos de Jó, culpar quem recebeu a palavra de incentivo, por falta de fé ou pecado...

O fato do Senhor ser com você não quer dizer que você poderá fazer o que é o seu desejo e o Senhor dará vitória! Agradar-se do Senhor é buscar a vontade Dele! E se nos agradamos do Senhor, e buscamos a vontade Dele, quando Ele satisfizer os desejos do nosso coração, os desejos do nosso coração não serão simplesmente os nossos desejos, mas os desejos do Senhor! Ele não é obrigado a atender o nosso desejo. E o coração que busca ao Senhor, busca a vontade Dele!

Prosperidade não é apenas crescer e ampliar! É ter paz no coração mesmo no tempo da angústia!


Que aprendamos a ouvir ao Senhor antes de darmos "profetadas". E se, como Natã, agirmos por impulso, que tenhamos a sua ousadia de voltar e dizer que não era bem assim! E que, como Davi, aprendamos a dar graças mesmo quando nossos desejos pessoais não sejam atendidos, por termos os desejos do Senhor em maior conta que os nossos próprios! Que cheguemos ao ponto de querer apenas o que o Senhor quer, mas que até lá, quando apresentarmos um desejo totalmente pessoal que não seja confirmado pelo Senhor, que possamos deixar de lado isso para seguir agradecendo pela manifestação da vontade do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário