segunda-feira, 16 de maio de 2016

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (Eclesiastes 10.16-17)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 10.16-17

16 Ai de ti, ó terra, quando o teu rei é criança, e quando os teus príncipes banqueteiam de manhã!
17 Bem-aventurada tu, ó terra, quando o teu rei é filho de nobres, e quando os teus príncipes comem a tempo, para refazerem as forças e não para bebedice!

Será que o texto defende que apenas quem tem "sangue azul" deva comandar politicamente uma nação?

Na verdade, não. O ser "filho de nobres" não se refere necessariamente a uma linhagem real! Entendo que faz um paralelo com pessoas que se preocupam de fato com fazer o melhor para o seu semelhante, sem se preocupar com o que possa ser melhor apenas para si. Se todos estiverem em melhor condições, o próprio líder político está!

Mas a comparação vai além! O texto nos mostra a melhor forma de liderar! Não apenas politicamente, mas em qualquer função de liderança que possamos desempenhar! Assim, mesmo que fiquemos atentos ao aspecto "rei" citado no texto, a mesma ideia que se aplica ao rei, se aplica a todas as pessoas que ocupam posição de liderança! Temos como exemplo do texto, e citamos a questão real e política, mas podemos aplicar para outras áreas da liderança!

Infelizmente, ainda que se lute adequadamente na liderança, quando se tem muitas pessoas aguardando ações, nem todos conseguem as melhores condições. Mas quem lidera precisa deixar de lado o seu desejo próprio, o seu próprio bem estar, e servir aos demais!

O rei "criança" é aquele que precisa de cuidados, que quer mais para si mesmo. "Banquetear de manhã" é ter a preocupação primeiro com o seu próprio bem estar ou com o melhor funcionamento das coisas que possam trazer benefício pessoal. Quando o líder se preocupa mais com o funcionamento ao seu redor, acaba se descuidando do restante do povo!

Quando o rei "come a tempo" e "para refazer as forças e não para a bebedice", quer dizer que quem lidera se preocupa mais com o bem estar do povo e, no meio disso, alcança o seu próprio bem estar. Não se preocupa mais com as suas necessidades, mas as tem atendidas junto com as necessidades atendidas do povo. Precisam apenas do necessário (refazer a força) e não de coisas exageradas para benefício próprio (bebedices).


Que a terra possa ser bendita por ter líderes "filhos de nobres, comendo a tempo e para refazer forças, sem desperdício", desde os mais altos governantes até os líderes dos grupos mais simples que fazem a composição de toda a sociedade! Que todos os que vierem a ocupar as mais diversas posições de liderança possam ser assim! Que possamos ser assim! Que possamos ter líderes assim!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário