terça-feira, 3 de maio de 2016

Dizer a verdade!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa, em lugares altos dum bosque - Miquéias 3.12

No contexto do texto de nossa recomendação de hoje (3.1-12), temos a confirmação de que houve uma falha com relação ao processo de justiça, a ausência de verdade, busca de ajustes entre a verdade e a mentira para que se faça adequação ao que alguns querem.

Parece óbvio: devemos dizer a verdade. Parece lógico que tenhamos que fazer isso e talvez nem acreditemos que alguma coisa que não seja verdade seja dita no meio do povo de Deus. Mas infelizmente, o que o contexto de nosso texto relata sobre pessoas dizerem uma coisa, quando era para dizer outra, ainda mais quando é mensagem de Deus, é uma realidade.

Hoje em dia as pessoas fazem isso para não perder a audiência, não apenas na TV, rádio, sites ou blogs, postagens e redes sociais, mas nas próprias comunidades. Alguns dizem coisas que parecem boas e tentam dizer que está tudo em ordem, com medo das pessoas se afastarem se essa pessoa tiver que dar uma palavra dura ou dizer algo que não agrade o ego. Já vivi uma situação algumas vezes: vários "profetas do Senhor", com milagres, visões e conversões no "curriculum" que disseram algo apenas para agradar e motivar. E quando eu fui chamado, ouvi do Senhor que era diferente, que os outros haviam dito o que parecia mais fácil, mas a realidade era diferente. Aí, eu disse o que o Senhor deu como recado e logo se cumpriu. Não porque eu queria! Porque seria mais fácil dizer que estava tudo bem! Mas porque o Senhor mandou dizer que algo tinha que ser acertado, que não estava tudo bem como outros disseram.

Talvez o medo de afastar seja justificado no fato de se pensar que as pessoas vão na Igreja porque estão buscando consolo e não uma palavra dura, alguns pensam. Sinceramente... se eu vou na Igreja, vou para ouvir o que o Senhor tem a falar comigo, independente do que seja. Mesmo que eu esteja pregando (o que acontece a maioria das vezes), quero saber o que o Senhor tem para dizer para mim, quer seja algo agradável aos meus ouvidos ou não. Porque quero ser alimentado espiritualmente e viver mais e mais de acordo com a vontade do Senhor. Se eu quero apenas um consolo ou ouvir o que faz bem ao corpo, estou buscando errado! Eu tenho que saber o que é a verdade mesmo, para viver o melhor de Deus em minha vida e não apenas o que traz em algum tempo consolo, falso, momentâneo, sem a profundidade de uma vida com Deus.

Assim, não espere apenas ouvir o que faz bem ao seu ego. O que tem que nos motivar é a Palavra do Senhor. Não o que nos traz para a "zona de conforto", mas o que nos leva para mais perto da vontade de Deus. Não fale apenas o que parece bom aos ouvidos! Diga o que é vontade do Senhor. Não espere ouvir apenas palavras agradáveis ao ego. Mas espere ouvir palavras que, duras ou suaves, trarão conforto do Senhor a você. Mesmo que seja correção, um baita "não" para o que você quer, ou algo que pareça num primeiro momento ruim, saiba que o que vem do Senhor é sempre o melhor. Por mais difícil que seja enfrentar por um tempo, o Senhor dará força e direção, se você quiser viver a vontade Dele. E uma paz que vai além da compreensão humana estará em seu coração, fazendo com que até as pessoas ao seu redor se inquietem para saber como você pode enfrentar algo complicado com tanta tranquilidade. E será tempo de testemunho!

Claro que se a Palavra for agradável, ela também deve ser dita. Há quem resolva dar apenas palavras agradáveis e há quem se notabiliza por dizer sempre para a correção. Nem uma coisa, nem outra deve ser nossa atitude. Quando correção, que seja para tal. Quando suave, que seja assim. Para que não haja, por culpa de esconder a verdade, uma punição da parte do Senhor em compromisso com Sua Palavra, como revela o nosso texto de hoje. A Graça pode nos levar a necessidade de ajustes também, para fazer valer a Verdade do Senhor!


Que tenhamos ouvidos atentos nas coisas do Senhor para que possamos dizer ou ouvir o que realmente é o querer Dele para nós e não apenas o que satisfaz a nossa própria vontade.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário