segunda-feira, 4 de abril de 2016

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (Eclesiastes 10.4-7)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Eclesiastes 10.4-7

4 Se levantar contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar; porque a deferência desfaz grandes ofensas.
5 Há um mal que vi debaixo do sol, semelhante a um erro que procede do governador:
6 a estultícia está posta em grande dignidade, e os ricos estão assentados em lugar humilde.
7 Tenho visto servos montados a cavalo, e príncipes andando a pé como servos.

Se pensarmos em época de reinados, e entendendo o governador como rei ou o representante do rei, avaliando que a Democracia não era exatamente uma prática... Quando o espírito do governador se levanta, é bem melhor pensar em ajustes e rendições, quem sabe até em uma rendição ou um acordo. Claro que há coisas que não podem ser negociadas, como a prioridade do Senhor! Se atentar contra Ele, com mentira, morte, roubo ou até mesmo tentando tomar o lugar Dele, não podemos negociar! Em outras situações, dependendo da conjuntura política, se faz necessário sim negociar!

Isso vale para dias de Democracia também! Não corremos o risco (oficialmente) de perseguição por ter ideias diferentes, nem de prisão ou morte. Mas mesmo sem tais riscos (insisto no "oficialmente"), há momentos em que, mesmo sem mudar o pensamento, precisamos abrir mão, nem que seja por um tempo, de nossa posição, para evitar maiores problemas. Há o que não vamos abrir mão, claro! Mas há outras posições que podem ser negociadas, ao menos por um tempo.

Pensando em algo "semelhante ao erro que procede do governador", a comparação entre ricos em posição de servos e servos em posição de líderes, pode nos remeter a uma questão de "sabedoria", mais que uma questão de "luta de classes". Afinal, servo em posição de rico deixou de ser servo! E o contrário vale também: rico em posição de servo deixou de ser rico!

Por isso, entendemos mais como uma questão de "sabedoria": quem poderia dar um melhor conselho, é deixado de lado, e quem dá um conselho ruim, é levado em conta. Quando isso procede do "governador", os danos para o povo podem ser imensos! E quando fazemos isso "em casa", a família pode passar por problemas sérios!


É preciso dar atenção para a sabedoria e saber ouvir o que ela tem a nos aconselhar...

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário