sexta-feira, 8 de abril de 2016

Corrupção é coisa só de político?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? – Jeremias 17.9

Então, deixando de pensar em corrupção só na política, mas também em todas as esferas que compõem a vida humana, entendemos que o problema não é política, poder ou qualquer coisa assim. Até nas mínimas coisas o ser humano corre o risco de se corromper! Até naquela hora que estamos sozinhos, que não tem ninguém por perto e talvez o nosso erro atinja apenas a nós mesmos! A corrupção é parte do ser humano!

Não quero, com isso, tirar a responsabilidade dos "crimes de corrupção", comparando a meros atos humanos e com reflexos no espiritual. Os atos de corrupção que qualquer ser humano comete podem sim ser perdoados pelo Senhor, mesmo os mais graves praticados na política! No entanto, há atos que podem sim precisar de ajustes sociais, além do perdão espiritual. Alguns podem sim ter que responder por seus crimes diante da justiça, ainda que já tenham sido perdoados espiritualmente, se caminharam para a conversão! Logo, não faz sentido querer usar o aspecto espiritual para "defender" políticos ou qualquer pessoa em seus erros! São aspectos que se unem na vida, mas o caminho do perdão para com o erro é diferente no âmbito espiritual e no âmbito social. Cada esfera terá sua forma de encaminhamento!

Feita essa ressalva, seguimos:

Olhe em volta. Nada do que está acontecendo ao nosso redor é novidade, nem surpreendente, nem provavelmente seja impensável. Porque, então, a admiração? Será por falta de conhecimento destas coisas?

Penso que não. Creio sinceramente que cada um de nós, brasileiro ou não, residente no Brasil ou não, político ou não, pode e deve fazer algo mais. Você e eu podemos dar uma ajudinha pra que esta corrupção e engano não tomem conta, pelo menos do ambiente mais restrito de onde vivemos. Quando um árbitro de futebol erra a favor do nosso time, e ele ganha, sei que será difícil não comemorar. Mas ficar feliz com o erro, não pode! Porque um dia poderá errar contra! E aí? Só quando é contra que não gostamos? Quando uma emissora de TV ou um jornalista é tendencioso a favor de quem gostamos, nem notamos! Mas mesmo que não haja isso com relação a quem não gostamos, vemos até o chamado "pelo em ovo". Não pode ser assim. Se é errado para o outro, é errado para mim também. Sei que não podemos decidir ou mudar quando é externo, mas temos que deixar de lado a paixão na hora de ver acertos e erros. Não mudamos a situação (o resultado do jogo, por exemplo), mas tentar defender o erro, é demais!


Não ande acima da velocidade, independente de ter multa ou não. O limite não é apenas para a "frente do radar", mas para trafegar na via. Não suborne, pois essa é a raiz da corrupção e é o que fazem os políticos (e eles, muitas vezes por milhões, mas muitos fazem apenas por um "cafezinho"). Não mude nada no imposto de renda - veja o que a lei realmente permite, não tente ir além disso, mesmo não gostando da forma que será administrado (dê a César o que é de César - não apenas se gostar da forma como ele vai cuidar). Não aumente o peso com o dedo. Não minta. Não pegue o que não é seu. Não ganhe dinheiro indigno, ilegítimo. Se o troco estiver menor, você vai reclamar, certo? Se vier a mais, devolva! Faça o que Jesus faria. A corrupção continuará existindo, mas algo vai mudar e Deus nos recompensará. Fazendo nossa parte podemos começar a ver mudança ao nosso redor. O perfeito nessa mudança será apenas quando estivermos eternamente com o Senhor, é fato. Mas será muito bom não ter tanta sujeira perto de nós enquanto ainda aguardamos o Dia do Senhor.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário