segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Comentário Devocional do Livro de Eclesiastes (12.9-12)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


9 Além de ser sábio, o pregador também ensinou ao povo o conhecimento, meditando, estudando e pondo em ordem muitos provérbios.

10 Procurou o pregador achar palavras agradáveis, e escreveu com acerto discursos plenos de verdade.
11 As palavras dos sábios são como aguilhões; e como pregos bem fixados são as palavras coligidas dos mestres, as quais foram dadas pelo único pastor.
12 Além disso, filho meu, sê avisado. De fazer muitos livros não há fim; e o muito estudar é enfado da carne.
13 De tudo o que já foi ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.
14 Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

O final do livro nos revela que o autor de Eclesiastes é, na verdade, alguém que fez uma compilação dos textos do "pregador", revelado lá no começo do livro como filho de Davi, rei de Jerusalém. Entende-se que esse "pregador" seria Salomão.

Esse "pregador" teria dado instruções, com sabedoria, ajustando muitos provérbios. Isso nos remete mais uma vez para Salomão! O "pregador" se preocupou com as palavras, para que pudessem atingir seu objetivo, que ficassem marcadas e gravadas de forma adequada. A preocupação é deixar claro que muito se pode escrever, que muito se pode estudar, mas que se não houver propósito adequado, pode ser apenas para cansar e ocupar o tempo que poderia ser utilizado de forma mais ajustada.

No falar, no agir, no pensar, no estudar, enfim, em tudo, devemos sim temer ao Senhor para fugir da "vaidade", conhecer Sua vontade e obedecer Seu querer, e, mais uma vez, tudo que fizermos ou pensarmos, que façamos para a Glória de Deus, seguindo Seu comando, para não se correr o risco de responder por qualquer coisa ruim ou errada que fizermos, principalmente as coisas que fizermos achando que não foi ruim e aparentemente podem não ser ruins mesmo, mas que se não é a vontade do Senhor para nossa vida, estamos em desobediência. Sigamos em obediência no caminho da vontade do Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor


- Este botão só funciona no seu Smarphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário